O relacionamento tóxico, ou relacionamento abusivo, é aquele que faz mal para ambos os cônjuges ou quando um dos parceiros realiza abusos com o outro, seja psicológico, físico, financeiro ou emocionalmente.Nesse âmbito,as atitudes de posse provocadas por sentimentos externos se tornam extremamente prejudiciais, o ciúme excessivo torna-se gatilho para a necessidade abusiva de controle, sobre as pessoas,lugares e roupas do cônjuge. A relação de desconfiança estabelecida no relacionamento torna-se cada vez mais desgastante e, mais difícil de sair dessa situação.A imersão do companheiro pode gerar problemas como perda de personalidade, algo que se torna cada vez mais difícil de se recuperar.
Esse tipo de relacionamento mina a sua autoestima, faz você se sentir triste e enche você de culpa. Também passa a fazer com que o outro se sinta fragilizado em momentos difíceis, gerando insegurança e dependência por meio de um controle. As relações tóxicas são profundamente desgastantes e prejudiciais para a saúde emocional das pessoas envolvidas — tanto em relacionamentos com sinais mais explícitos, quanto naqueles que apresentam características mais sutis de serem reconhecidas.
Entre os sinais que indicam um relacionamento tóxico, destacam-se a falta de apoio, a comunicação tóxica, ansiedade e medo, além de ciúmes, controle, ameaças, críticas disfarçadas de elogios e outros. Se você está em um relacionamento com alguns desses sinais, esse é o momento de procurar entender o que está havendo.
O fato do próprio relacionamento ocasionar dependências emocionais, tornando-se cada vez mais difícil sair daquela relação.
A dependência emocional também tem forte influência para a dificuldade de sair de uma relação tóxica, trata-se da necessidade e do apoio constante do companheiro,e as pressões psicológicas do abusador fazem a vítima acreditar que nunca encontrará ninguém igual aquela pessoa.