A Educação Financeira é importante para pessoas de todas as idades.
Desde cedo, as pessoas se deparam com situações que envolvem dinheiro de alguma forma. A busca da independência financeira é um dos motivos que fazem com que as pessoas busquem pela educação financeira em escolas para os seus filhos.
Hoje em dia saber pelo menos o básico de planejamento financeiro se tornou necessário. No Brasil o Banco Central iniciou um projeto para apoiar as escolas públicas no ensino da educação financeira, chamado “Aprender Valor”. As escolas brasileiras estão começando a implantar a educação financeira principalmente para os alunos do ensino infantil. O país está na posição 74 do ranking global de educação financeira. É perceptível a necessidade de mais investimento relacionado a finanças, o Brasil também tem um grande número de pessoas endividadas mostrando um dos grandes problemas pela falta da educação financeira.
Países como Finlândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Israel e Canadá, são os que mais investem na educação financeira para as crianças, esses países também são os que ocupam as maiores posições no ranking global de educação financeira. Para esses países investir na educação financeira para as crianças é muito importante para uma sociedade mais igualitária, justa e um melhor desenvolvimento para o país.