diaspora científica

Diáspora cientifica e suas consequências.

A diáspora científica não é um fenômeno recente, desde de sempre preocupa especialistas. Mas o que é a diáspora científica? Consiste basicamente quando cientistas ou estudantes saem do seu país de origem para estudar ou trabalhar. Mas por qual razão isso acontece? Na maioria das vezes esses cientistas se locomovem do seu país de origem devido a falta de oportunidades de empregos, a desvalorização da profissão e falta de investimentos principalmente para a realização de pesquisas.

Essa condição não pertence exclusivamente ao Brasil, aproximadamente 75% dos europeus vão para os EUA (Estados Unidos) e não retornam para o país de origem. Já no caso do Brasil ainda não temos dados oficiais sobre essa condição, porém de acordo com diversos relatos de estudantes da área indicam o aumento de jovens que migram para outro país em busca de empregos ou melhores condições de trabalho, diversos países incentivam esse movimento pois auxiliam nas colaborações internacionais, por exemplo china e índia.

A diminuição de verbas para a área da ciência se torna bastante contraditório, pois a quantidade de doutorados na área vem crescendo desde de 1996, é o que mostra o levantamento realizado pela a fundação Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O medo de permanecer desempregados mesmo após o diploma faz com que a grande maioria dos jovens deixem o país, com o corte de verbas o medo de perder suas bolsas de estudos também influenciam essa ‘’fuga de cérebros’’.

O brasil vem perdendo jovens doutores, fazendo que fiquemos atras da grande maioria dos países. Baseado nos dados da organização para cooperação e desenvolvimento econômico, somente 0,2% da população possui doutorado, enquanto a media internacional é de 1,1%.

A grande maioria das pessoas se perguntam até quando vamos perder estudantes com grande potencial, principalmente depois da crise que a covid-19 gerou, o orçamento para a educação diminuiu consideravelmente, o que gera a grande maioria das situações citadas durante a matéria, a diáspora cientifica ou a fuga de cérebros pode prejudicar o desenvolvimento do próprio país, tomar consciência dessa realidade é de extrema importância.