Proposta Pedagógica

Os desafios da atualidade exigem cidadãos preparados para a interação com o outro e com o meio em que está inserido. Dessa forma, o Ensino Médio do Colégio Panorama prepara os alunos para uma experiência de percepção do mundo que considera os sujeitos e suas potencialidades.

O desenvolvimento de competências, atitudes e habilidades transforma o ensino de conteúdos em vivências concretas com o saber, embasado nas realidades que circundam os alunos. A partir disso, o estudante está preparado para os enfrentamentos da vida cotidiana, mobilizando saberes para solucionar os desafios encarados de forma crítica e reflexiva.

No Colégio Panorama, o estudante do Ensino Médio é estimulado a consolidar, aprimorar e aprofundar seus conhecimentos, aplicando-os à realidade econômica, social, política e cultural com autonomia e responsabilidade, de forma a facilitar suas escolhas ao longo da vida.

Além de tantos aspectos, O ENEM é objeto de estudo e pesquisa da equipe de profissionais que empreendem discussões e percepções críticas sobre os desafios propostos pelo exame. As habilidades de leitura e de escrita são foco das atividades cotidianas, sendo ratificadas pelas práticas do laboratório de produção textual em que os estudantes são estimulados a manter uma rotina de escrita num processo colaborativo sob as intervenções do professor.

O estímulo às práticas de leitura e interpretação de textos, a percepção dos desafios da realidade por meio de situações-problema e a rotina de solução de questões inserem os nossos alunos em um contexto que não limita esforços para torna-lo preparado física, psicológica, intelectual e emocionalmente para a maratona enfrentada durante a realização das provas do ENEM.